Publicações

SABIA QUE… HENRIQUE MOREIRA É O AUTOR DAS ESCULTURAS DA AV. DOS ALIADOS “A MENINA NUA” E “OS MENINOS”?

SABIA QUE… HENRIQUE MOREIRA É O AUTOR DAS ESCULTURAS DA AV. DOS ALIADOS “A MENINA NUA” E “OS MENINOS”?

 

Nestes tempos de pandemia, aproveitamos para revisitar algumas edições de O TRIPEIRO dos últimos anos, a centenária revista da Associação Comercial do Porto que é guardiã da história e do património da cidade desde 1908. Neste caso, espreitamos um texto de Sérgio C. Andrade publicado na edição de abril de 2013.

 

Pode adquirir as edições mensais da revista O TRIPEIRO nos serviços do Palácio da Bolsa através dos contactos disponíveis na página de Facebook da Associação Comercial do Porto.

 

… …

 

VISITA GUIADA PELAS OBRAS DE HENRIQUE MOREIRA – O ESCULTOR DA AVENIDA DOS ALIADOS

 

“A Menina Nua” e “Os Meninos” são as designações populares dos dois conjuntos escultóricos de Henrique Moreira que decoram a Avenida dos Aliados. São duas obras da viragem das décadas 1920-30, que consagram definitivamente este artista nascido em Avintes como o estatuário do Porto, cidade onde realizou a parte mais extensa e relevante da sua produção artística ao longo de quase meio século. Visita guiada a estas duas peças, e também a várias dezenas de outras com que Henrique Moreira esculpiu o espaço público mas também o espaço interior – religioso ou privado – do Porto do século XX.

 

Sérgio C. Andrade

 

Juventude (A Menina Nua)

Autor: Henrique Moreira

Ano: 1929

Localização: Avenida dos Aliados

 

 

A Abundância (Os Meninos)

Autor: Henrique Moreira

Ano: 1932

Localização: Avenida dos Aliados

 

 

O nome de Henrique Moreira (1890-1979) já foi aqui citado na rubrica “Arte pública” em duas ocasiões: a propósito do Monumento aos Mortos da I Guerra Mundial, na Praça de Carlos Alberto (1928), e da sua contribuição para a conclusão do Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular, na rotunda da Boavista (1952).