Publicações

SABIA QUE… AGUSTINA BESSA-LUÍS FALECEU EM JUNHO DE 2019?

Nestes tempos de pandemia, confinamento em casa e teletrabalho, aproveitamos para revisitar algumas edições de O TRIPEIRO dos últimos anos, a centenária revista da Associação Comercial do Porto que é guardiã da história e do património da cidade desde 1908.

 

Neste caso, espreitamos a edição de junho de 2019 para rever a secção “Portofólio” sobre Agustina Bessa Luís, homenagem d’ O TRIPEIRO à grande escritora portuense que acabara de falecer com 96 anos de idade.

 

Pode adquirir as edições mensais da revista O TRIPEIRO nos serviços do Palácio da Bolsa através dos contactos disponíveis na página de Facebook da Associação Comercial do Porto.

 

… …

 

PORTOFÓLIO: AGUSTINA (1922 – 2019)

 

“Sou perigosa porque conheço profundamente a natureza humana.”

Entrevista ao Público (junho de 2004)

 

… … …

 

“Nunca tive a ambição de ser conhecida. Se a literatura tem qualidade, sobrevive. Jamais procurei relações ou amizades para me promover”

Entrevista ao El País (20 de outubro de 2000)

 

… … …

 

“O que mais me atrai na Literatura, julgo, é aquilo que pode oferecer, em termos de conhecimento das outras pessoas, do mundo e de nós próprios.”

Entrevista à Ensino Magazine Online (setembro de 2001)

 

… … …

 

“Quando aprendi a ler, no mundo fez-se luz e passei a compreender tudo.”

“O Livro de Agustina” (2007)

 

… … …

 

“O meu ídolo era a gramática portuguesa, à qual faço constantes heresias.”

In “O Livro de Agustina” (2007)

 

… … …

 

“Os homens que não têm o coração tão preenchido morrem dele, sem queixas e sem sofrimento. Mas não se pode dizer que viveram.”

“O Livro de Agustina” (2007)