

Navegação do Evento
Recital de Piano – Apresentação do CD “Solitude” – 1 de Outubro, Salão Árabe

No próximo dia 1 de Outubro, pelas 21h30, realizar-se-á no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, um recital de apresentação do CD “Solitude” – Obras para piano de Alfredo Napoleão, a cargo do pianista Daniel Cunha.
As reservas de lugares estão limitadas à capacidade da sala e deverão ser efetuadas através do número 925 978 070.
—
Recital de apresentação do CD “Solitude” – Obras para piano de Alfredo Napoleão, compositor portuense.
Apresentação do concerto pela musicóloga Ana Maria Liberal
Daniel Cunha, piano
—
Programa:
Alfredo Napoleão (1852-1917)
Soupirs du Tage (Suspiros do Tejo). op 38
Prelúdio e Fuga op. 41
Rondo op. 47
Intervalo
Lenda da Beira op. 39
Andante et Polonaise op. 27, versão para piano solo
—
Daniel Cunha
Natural do Porto, obteve em 2011, com distinção, o grau de Doutor em Artes Musicais com Especialização em Piano pela Universidade do Kansas (E.U.A.), onde trabalhou com Sequeira Costa e onde já obtivera antes, em 2006, o grau de Mestre em Música. Foi um dos últimos discípulos de Sequeira Costa (aluno de Vianna da Motta, Mark Hamburg, Edwin Fischer, Marguerite Long e Jacques Février), tendo recebido deste os mais valiosos conhecimentos pianísticos na tradição da Era Dourada do Piano.
Iniciou os estudos de piano aos 4 anos na Associação Gambozinos, prosseguindo-os posteriormente com Norma Silvestre. Concluiu, mais tarde, o Curso Complementar de Piano, no Conservatório Regional de Gaia, na classe do Prof. Luís Filipe Sá, e, em seguida, a Licenciatura em Piano na ESMAE, na classe do mesmo professor, com as mais elevadas classificações.
Recebeu vários prémios, quando muito jovem, em vários concursos nacionais, destacando-se o 1º prémio no Concurso Helena Sá e Costa. Foi premiado na XVI edição do Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta.
Tem-se apresentado em público com regularidade, em salas e festivais de reconhecida relevância cultural, em Portugal, nos E.U.A e pela Europa, em recitais a solo, música de câmara, e com orquestra, muitos deles radiodifundidos no nosso país e no estrangeiro.
Em 2018 destacaram-se os seguintes concertos: recital de homenagem a Alfredo Napoleão, 2 de Janeiro na Casa da Música; o recital a dois pianos com Paulo Oliveira, dia 29 de Abril nos Dias da Música, CCB e o concerto infantil, no âmbito do Festival Cistermúsica, em Alcobaça, onde foi interpretada a obra Memórias de um Burro de Paul Ladmirault numa versão para piano e narração, em conjunto com a actriz Dalila Carmo.
A sua dedicação, nos últimos anos, ao compositor portuense Alfredo Napoleão (1852-1917), que incluiu vários concertos de homenagem no centenário da sua morte no ano de 2017, culminou recentemente na gravação de um disco composto integralmente por obras a solo deste compositor na emergente editora alemã Decurio. A produção deste disco teve o apoio da Fundação GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas).
Tem orientado masterclasses em Portugal e nos Estados Unidos. Já foi professor de Mestrado no Instituto Piaget, em Viseu. Actualmente é Professor Adjunto na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco e docente da Escola de Música Guilhermina Suggia. Alguns dos seus alunos têm sido premiados em concursos nacionais e internacionais.