Navegação do Evento
Debate – Gestão das infraestruturas de transporte em Portugal – Palácio da Bolsa, 11 de Julho
A Associação Comercial do Porto promoveu a realização de um estudo de reflexão sobre a descentralização da gestão dos transportes em Portugal. A equipa envolvida foi coordenada pelos Profs. Álvaro Costa (FEUP) e Carlos Oliveira Cruz (IST).
A Descentralização tem sido uma das principais preocupações da Direcção liderada por Nuno Botelho, presidente, desde 2013, da mais antiga associação empresarial portuguesa, manifestada em várias intervenções e posições públicas. O estudo é resultado do claro objectivo da Associação de dar um contributo para este processo. A Associação Comercial do Porto entende que este é o timing correto para apresentar reflexões e propostas de políticas públicas para a concretização da descentralização. “A tomada de posições, a crítica independente mas construtiva e a apresentação de propostas credíveis e fundamentadas representa uma atitude de intervenção cívica de que não abdicamos. A Associação Comercial do Porto não abdica da defesa dos interesses do Porto, do Norte e do País. E isso passa por continuar a defender intransigentemente uma verdadeira política de descentralização. É isso que fará a diferença entre continuarmos a ser um dos países mais atrasados da Europa ou, finalmente, podermos ter um modelo de organização do Estado que seja justo, equilibrado e moderno. É isso que a classe política tem que perceber e ainda não percebeu. Julgo que esta reflexão é um grande contributo para que, de um modo muito claro e transparente, se faça luz sobre as desigualdades regionais em Portugal e que se perceba, de uma vez por todas, o que é preciso fazer para inverter a tragédia do centralismo”, explica Nuno Botelho.
O estudo de reflexão e as suas conclusões serão apresentados na tarde do dia 11 de Julho, pelas 14h30, numa conferência no Palácio da Bolsa.
Neste estudo apresenta-se um quadro de reflexão sobre a forma de gestão das infraestruturas de transporte em Portugal. Mostra-se que a gestão está muito centralizada e desligada das realidades da economia local e que, por consequência, novos quadros de governância com reforço do envolvimento das regiões directamente afectadas pelas decisões têm de ser implementados.
A assistência é livre, estando no entanto limitada à disponibilidade dos lugares existentes.
Por esse facto solicitamos a sua reserva até ao dia 10 de Julho através do número 925 978 070 ou pelo endereço eventos@cciporto.pt
Programa:
14h30 – Recepção dos participantes
15h00 – Abertura
Nuno Botelho – Presidente da Associação Comercial do Porto
15h10 – Efficiency and subsidiarity in infrastructures management
Kenneth Button – Full Professor at George Mason University
15h40 – Apresentação do Estudo
Moderador: Luís Valente de Oliveira – Professor Aposentado da FEUP
Álvaro Costa – Professor Associado da FEUP
16h10 – Debate
16h30 – Encerramento