Navegação do Evento
Select USA: seis estados americanos apresentaram oportunidades de investimento
A Associação Comercial do Porto acolheu, esta sexta-feira, dia 11 de março, o seminário Select USA, um evento de diplomacia económica promovido pela Câmara de Comércio Americana – AmCham Portugal. O programa incluiu a apresentação das condições de investimento estrageiro e dos apoios disponíveis por parte de seis estados norte-americanos.
Na sessão de abertura, Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto – Câmara de Comércio e Indústria, felicitou a AmCham Portugal pela realização do evento no Palácio da Bolsa, recordando que a sede da instituição “é o berço dos negócios comerciais da região” e que é função histórica da Associação “ser promotora de networking empresarial”.
Nuno Botelho aproveitou o contexto difícil que decorre da guerra na Ucrânia para sublinhar a importância de os empresários portugueses terem “parceiros de confiança”, em países e mercados “que partilham os mesmos valores e o mesmo respeito pela democracia e pelo mercado livre”. O dirigente considerou, no mesmo sentido, ser “mais importante que nunca” reforçar as ligações comerciais com a América e estabelecer “relações duradouras com parceiros americanos, abrindo os bens e serviços portugueses à sociedade mais dinâmica do mundo”. Finalmente, Nuno Botelho deixou um repto aos interlocutores americanos para olharem para Portugal como uma “porta de entrada” na Europa, beneficiando da “localização estratégica, estabilidade e abertura ao mercado” que o nosso país oferece.
António Martins da Costa, presidente da AmCham Portugal, recordou os 70 anos de atividade da Câmara de Comércio Americana e assinalou a importância de ter presente neste fórum seis estados que representam 13% do PIB total dos EUA, considerando haver grandes oportunidades de investimento em cada um deles. No final da sua exposição, Martins da Costa partilhou uma mensagem de solidariedade com o povo ucraniano, subscrita por todas as câmaras de comércio americanas na Europa.
Os trabalhos prosseguiram com a apresentação detalhada dos seis estados convidados: Alabama, Geórgia, Indiana, Kentucky, Ohio e Virgínia. Registaram-se, também, outras intervenções relevantes para investidores e empresas, designadamente sobre os aspetos legais de constituição das sociedades – na exposição de Dario Nolasco, advogado e partner da Cullen and Dykman – e sobre os programas de apoio da Embaixada dos EUA em Portugal, através do seu delegado comercial, Pedro Ferreira.
Ao almoço, João Pedro Koehler, CEO da Colquímica Adhesives, partilhou a sua experiência de entrada no mercado americano, acompanhado por Rafael Patiño, conselheiro comercial da Embaixada dos EUA.
À tarde, as sessões prosseguiram com diversos conteúdos, nomeadamente a apresentação do CASE – Conselho de Estados Americanos na Europa – organismo que promove os EUA como destino para empresas europeias e cujos apoios podem ser consultados em https://case-usa.eu/.
11 de março de 2022