Navegação do Evento
Schubert e Dvořák – Concerto de Natal no Palácio da Bolsa – 11 Dezembro, 21h00
Schubert e Dvořák – Concerto de Natal
Cinco músicos, de renome internacional, juntam-se no Palácio da Bolsa para uma apresentação exclusiva de duas obras-primas: O Quinteto com Piano, com o subtítulo “A Truta”, do genial compositor austríaco Franz Schubert, uma das composições mais famosas da música de câmara; e o 2.º Quarteto com Piano, do checo Antonín Dvořák, que constitui um vigoroso e expressivo exemplo do Romantismo Musical e que será a peça de apresentação no Salão Árabe.
Em palco, o pianista Filipe Pinto-Ribeiro e o contrabaixista Tiago Pinto-Ribeiro estarão acompanhados por músicos de excelência, referências mundiais dos seus instrumentos: a violinista romena Mihaela Martin, primeira vencedora do Concurso Internacional de Violino de Indianápolis (EUA) e professora em prestigiadas escolas alemãs; o violetista franco-suíço Miguel da Silva, que durante 30 anos integrou o célebre Quarteto Ysaÿe; e o violoncelista sueco Frans Helmerson, que combina a paixão pela música a solo e de câmara com sua carreira como professor na Academia Kronberg e na Barenboim-Said, em Berlim.
Este quinteto apresenta-se no âmbito da digressão “VERÃO CLÁSSICO On Tour”, um evento que transporta a excelência musical do Festival e Academia VERÃO CLÁSSICO a várias cidades nacionais e internacionais, na forma de concertos e masterclasses.
Para assistir ao concerto será necessário a apresentação de um certificado Covid-19 válido. De forma a agilizar o processo de admissão no dia do evento, sugeríamos o envio antecipado deste documento.
As reservas de lugares estão limitadas à capacidade da sala e deverão ser efetuadas, até às 16h00 do dia 10 de Dezembro, através do número 223 399 050 ou pelo endereço eventos@cciporto.pt.
Intérpretes:
Filipe Pinto-Ribeiro, Piano
Mihaela Martin, Violino
Miguel da Silva, Viola
Frans Helmerson, Violoncelo
Tiago Pinto-Ribeiro, Contrabaixo
Programa:
Antonín Dvorák (1841 – 1904): Quarteto com Piano N. 2 Op. 87
I. Allegro con fuoco
II. Lento
III. Allegro moderato, grazioso
IV. Finale: Allegro ma non troppo
Franz Schubert (1797-1828): Quinteto “A Truta” D. 667
I. Allegro Vivace
II. Andante
III. Scherzo
IV. Andantino
V. Allegro giusto