

Navegação do Evento
Romagem ao cemitério da Lapa encerrou ciclo “Visitas guiadas O Tripeiro – 200 anos de Camilo”






A última sessão do ciclo “Visitas guiadas O Tripeiro – 200 anos de Camilo” decorreu no passado sábado, 17 de maio, com uma visita ao túmulo de Castelo Branco situado no cemitério da Irmandade da Lapa.
Organizada e conduzida pelo historiador Joel Cleto, esta derradeira etapa de homenagem à vida e obra de Camilo centrou-se nos últimos anos do escritor e nos motivos que o levaram a escolher o Porto e a Lapa como sua última morada. O itinerário incluiu paragens no recém-criado Parque Urbano Mário Soares, assim como na Igreja da Lapa, concluindo-se junto à sepultura do autor.
O presidente da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho, marcou presença nesta sessão final, enaltecendo o contributo de Joel Cleto para a realização desta iniciativa e destacando o papel da revista O Tripeiro — publicação detida pela Associação — como parceira ativa na promoção da história e identidade cultural da cidade.
A iniciativa contou também com a participação de Jorge Sobrado, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) com o pelouro da Cultura.