Navegação do Evento
Palácio da Bolsa acolhe apresentação do livro que mostra a história da ferrovia transmontana | 18 Out, 18h00
A Associação Comercial do Porto acolhe, no próximo dia 18 de outubro, a apresentação da obra Ferrovia em Trás-os-Montes – Memória do passado, luta do presente, da autoria de António Jorge Nunes, ex-Presidente da Câmara Municipal de Bragança.
Testemunha próxima da evolução que o comboio registou no Nordeste, o antigo autarca faz, neste livro, uma retrospetiva histórica das principais linhas na região, relatando os episódios e protagonistas mais relevantes na ferrovia transmontana, desde a construção no final do século XIX, até ao encerramento de grande parte dos trajetos no último quartel do século XX. Além da enunciação cronológica e de referências ao património museológico existente, Jorge Nunes convoca, no último capítulo da obra, os argumentos económicos e ambientais que favorecem o regresso do transporte ferroviário ao Trás-os-Montes, designadamente para a ligação à rede espanhola de alta velocidade.
Prefaciado pelo crítico e ensaísta, Ernesto Rodrigues; e posfaciado por Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, o livro tem edição da Lema d’Origem e foi apresentado no início de julho, em Bragança. A apresentação, no Palácio da Bolsa, é a primeira a realizar-se no Porto e é promovida pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Engenheiros.
O evento realiza-se no Auditório António Cálem, do Palácio da Bolsa, e tem entrada livre, sujeita a inscrição prévia e limitada ao número de lugares disponíveis. RESERVE AQUI o seu lugar.
PROGRAMA
18h00 – Nuno Botelho
Presidente da Associação Comercial do Porto
18h10 – Bento Aires
Presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Norte
18h20 – Fernando de Sousa
Coordenador do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPSE), Fernando de Sousa
18h30 – Jorge Nunes
Autor de Ferrovia em Trás-os-Montes – Memória do passado, luta do presente
AUTOR
António Jorge Nunes (1953) nasceu em Refoios, concelho de Bragança. É engenheiro civil e dirigente político, tendo sido Presidente da Câmara Municipal de Bragança de 1998 a 2013. Foi-lhe atribuído o título de Comendador da Ordem do Mérito a 10 de junho de 2014 e é associado ou sócio honorário de diversas instituições de âmbito social, humanitário cultural e desportivo.