Navegação do Evento
Obras de António Barros na Coleção de Serralves em exposição até 8 de outubro
Foi inaugurada, esta quarta-feira, 3 de maio, no Palácio da Bolsa, a exposição do artista plástico António Barros. Um conjunto de seis emblemáticas obras do criador madeirense, instaladas na Sala do Tribunal e na Sala do Telegrapho, vão estar disponíveis para visita até ao próximo dia 8 de outubro.
Os trabalhos de António Barros reunidos para esta apresentação fazem parte da Coleção de Serralves e permitem fazer a síntese da linguagem estética da sua obra, marcadamente conceptual e influenciada pela matriz da poesia experimental. O autor altera os conceitos de texto e de objeto artístico, criando o que designa por ‘obgestos’ – ou seja, um conjunto de objetos de uso quotidiano, alterados do ponto de vista da função, mas sobretudo dotados de uma narrativa visual intensa e explícita.
Esta exposição – com o sugestivo slogan “Tudo o que disseres pode ser usado contra ti. O que não disseres também” – faz parte do Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves, que tem o Palácio da Bolsa como parceiro. A Presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, e o Presidente da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho, estiveram presentes nesta inauguração e sublinharam a importância desta parceria entre duas das mais relevantes instituições da região.
4 de maio 2023