Navegação do Evento
O Palácio da Bolsa acolheu os Reis da Bélgica num encontro de negócios e almoço no Salão Árabe
No dia 24 de Outubro, o Palácio da Bolsa acolheu os Reis da Bélgica num almoço realizado no Salão Árabe. Philippe e Mathilde assinaram o livro de honra da Associação Comercial do Porto, tendo recebido do Presidente da Associação uma peça cerâmica produzida especialmente para os monarcas.
Neste que foi o terceiro e último dia da visita oficial a Portugal, o rei Philippe afirmou que a cidade do Porto consegue combinar de forma brilhante o melhor do velho e do novo, lembrando que desde a antiga fundação romana de Portus Cale, o Porto desenvolveu-se na cidade florescente e dinâmica que é hoje, onde a reputação da invicta fala por si.
No seu discurso durante o almoço, o monarca, que começou por elogiar a beleza do Porto e do Palácio da Bolsa, salientou que Portugal e a Bélgica podem ter muitas oportunidades em conjunto, designadamente em áreas como a inovação e as ‘startups’. Philippe frisou a importância das relações entre os dois países, nomeadamente para a criação de emprego e o desenvolvimento de procjetos além-fronteiras, tendo apontado África como uma oportunidade conjunta, já que Portugal e a Bélgica partilham a mesma visão sobre África e as suas potencialidades.
O monarca destacou ainda o encontro com empresários e empreendedores da região no Palácio da Bolsa, onde mais uma vez o velho e o novo se complementam, reunindo pessoas de negócios que representam tradições antigas e sagradas como a produção vinícola e a agricultura, a par de empresas contemporâneas, activas nos novos sectores de ponta, como o comércio electrónico, energias renováveis ou o software.