Navegação do Evento
Nuno Lameiras e Jorge Queiroz Machado reforçam Direção, no ano de “melhor desempenho de sempre” da ACP-CCIP
Nuno Botelho foi reeleito Presidente da Associação Comercial do Porto – Câmara de Comércio e Indústria (ACP-CCIP), na segunda Assembleia Geral do ano, realizada no dia 15 de julho. O encontro, que reuniu mais de 50 associados, serviu, também, para eleger dois novos elementos da Direção: Nuno Lameiras, economista, gestor e administrador da BLX-Bragalux; e Jorge Queiroz Machado, engenheiro e CEO da CPCecho.
A Assembleia arrancou com a eleição, por unanimidade, da comissão de remunerações, composta por António Monteiro Magalhães, Filipe Avides Moreira e Luís Sena Vasconcelos. Seguiu-se a leitura do parecer da Comissão de Avaliação de Contas e Atos da Direção sobre o Relatório e Contas do exercício de 2023, cujo conteúdo sublinha “o melhor desempenho económico e financeiro de sempre da Associação”, sem que isso tenha comprometido o “apoio a instituições sociais, culturais e religiosas, devolvendo à comunidade parte dos benefícios obtidos nas suas atividades”.
O parecer elogia, ainda, a “visão estratégica” da Direção, designadamente quanto ao “reforço do património histórico da ACP-CCIP”, com novo investimento em imobilizado, bem como “a aposta na transição digital” nos serviços prestados a associados, às empresas registadas e à comunidade em geral.
Nuno Botelho reforçou algumas das conclusões do parecer, recordando o crescimento que a ACP-CCIP registou em 2023, não apenas nos proveitos turísticos do Palácio da Bolsa, mas também no acolhimento de eventos, na certificação e no próprio centro de arbitragem. O dirigente assinalou, a propósito, que estes resultados “foram obtidos sem prejuízo de uma presença forte na comunidade e de várias iniciativas públicas realizadas”. A estes dados, acresce o investimento na manutenção do património, com a conclusão das obras na cobertura do Salão Árabe e a intervenção já programada na Sala das Assembleias-Gerais.
A reunião magna ficou concluída com a votação, por unanimidade, do Relatório e Contas e a eleição do corpo diretivo para o mandato anual.
17 de julho 2024