

Navegação do Evento
Nova direção eleita na Comunidade Portuária de Leixões, com Associação Comercial do Porto na Assembleia Geral

Marcília de Brito Montenegro foi eleita, por unanimidade, como nova presidente da Comunidade Portuária de Leixões (CPL). A administradora do concessionário TCGL – Terminal de Carga Geral e Granéis de Leixões liderou, a título individual, a única lista submetida a sufrágio e passa a liderar a Direção, que integra ainda os vogais Daniel Pereira (APAT), Mário de Sousa (AEP), Francisco Mora (AGEPOR) e Nuno David Silva (AOPPDL).
Em declarações ao portal Transportes & Negócios, a nova responsável pela CPL aponta, como prioridades imediatas, “a concretização urgente das medidas estruturais que a Comunidade Portuária já vinha a defender e que são essenciais para o futuro do Porto de Leixões”.
A Associação Comercial do Porto, entidade fundadora deste organismo, está representada nos novos órgãos sociais eleitos, enquanto 1ª Secretária da Mesa da Assembleia Geral.
Criada em 1996, a CPL promove a articulação do Porto de Leixões com os restantes portos nacionais, colabora na racionalização, eficiência e desburocratização dos procedimentos, e promove o desenvolvimento geral da infraestrutura, com o objetivo de a posicionar como uma referência nas cadeias logísticas da Fachada Atlântica da Península Ibérica.
Órgãos Sociais CPL (2025-2027)
MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
Presidente
APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, SA
1.º Secretário
Associação Comercial do Porto – Câmara de Comércio e Indústria do Porto
2.º Secretário
Associação dos Armadores da Marinha de Comércio
DIRECÇÃO
Presidente
Marcília Montenegro
Vogais
Francisco Mora – AGEPOR
Nuno David Silva – AOPPDL
Daniel Pereira – APAT
Mário Sousa – AEP
CONSELHO FISCAL
Presidente
Dr. Leite Assunção
Vogais
Francisco Fonseca – ANTRAM
Ricardo Fonseca – ANECAP