

Navegação do Evento
Joel Cleto iniciou homenagem aos 200 anos de Camilo com duas constantes na vida do autor: o hospital e a boémia








O último fim de semana marcou a estreia do ciclo de visitas promovido pela Tacitus Património & História, com o apoio da Associação Comercial do Porto e da revista O Tripeiro, evocativo do bicentenário de Camilo Castelo de Branco – efeméride que se cumpre no próximo dia 16 de março.
As primeiras sessões desta iniciativa centraram-se nos primeiros anos da relação do escritor e cronista com a cidade do Porto. Com o título, “Boémia e Medicina”, os trajetos incluíram, entre outros locais, passagens pelo Museu do Centro Hospitalar do Porto, localizado no edifício do Hospital de Santo António; e pela Escadaria Nobre dos Paços do Concelho, onde é possível contemplar um fresco, de autoria de Dordio Gomes, que recorda precisamente a presença de Camilo na cidade Invicta.
Estas sessões, realizadas a 8 e 9 de fevereiro, foram conduzidas pelo arqueólogo e historiador, Joel Cleto, e contaram com o apoio do Museu do Centro Hospitalar do Porto, da Câmara Municipal do Porto e da CCDR-N, através da sua plataforma de divulgação “Camilo A Norte 200”.
A segunda sessão deste ciclo de homenagem a Camilo Castelo Branco realiza-se em março, já com duas datas agendadas, nos dias 16 (data de aniversário do escritor) e 18. O tema destas visitas será “Paixão e Perdição” e o percurso vai centrar-se na mais emblemática experiência de vida do autor, quando foi acusado de adultério pelo relacionamento que iniciou com Ana Plácido, o que lhe valeu a reclusão na antiga Cadeia da Relação, hoje o Centro Português de Fotografia.
Esta iniciativa irá prosseguir com mais duas visitas já programadas: a primeira realiza-se em abril e tem o título de “Infanta Capelista”, num percurso que irá ligar o Jardim do Carregal até ao Grande Hotel do Porto; a segunda terá lugar em meados de maio, com o título “A Morte de Camilo”, que culminará com a romagem ao cemitério da Lapa, onde está sepultado o romancista.
Créditos fotográficos: Fernando Eugénio, Márcia Barros e Lia Cleto