

Navegação do Evento
Integridade das competições desportivas esteve em debate no Senado do Porto






Na casa onde cabem “todas as discussões” – especialmente as que “representam atividades relevantes para a economia e comunidades regionais”, realizou-se no passado dia 7 de setembro, a conferência “Integridade no Desporto – Os (novos) desafios”, uma realização da sociedade de advogados RBMS e da SIGA – Sport Integrity Global Aliance.
Nuno Botelho evocou a condição de Senado do Porto, para enquadrar o apoio da Associação Comercial do Porto a esta iniciativa, considerando-a importante para refletir sobre “uma das atividades centrais do nosso país e da nossa região, que hoje ultrapassa largamente a sua dimensão lúdica ou recreativa”, como é o desporto de alta competição.
O Presidente da ACP-CCIP apontou, nesse sentido, para a “responsabilidade social acrescida” que o Desporto representa nos nossos dias, pelo facto de ultrapassar “largamente a sua dimensão lúdica ou recreativa” e “se constituir como uma verdadeira indústria”, sem poder abdicar de uma “forte componente pedagógica”. “É fundamental que este tipo de debate aconteça, contribuindo para a formação de todos os intervenientes no fenómeno desportivo e para a integridade das competições”, concluiu Nuno Botelho.
Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, também apelou, na sessão de abertura desta conferência, para a exigência ética do Desporto, considerando que “ser conivente ou tão-só complacente com práticas desportivas desonestas, opacas ou viciadas significa desvirtuar aquilo que é a essência do desporto e minar assim a credibilidade de qualquer competição”.
Emanuel Medeiros, dirigente português que preside à SIGA, reforçou os compromissos que a instituição internacional assume na defesa da integridade desportiva, apontando para a necessidade de a organização “também ser invicta nos seus propósitos” e manter “elevados níveis de exigência e resiliência”. O dirigente considerou ainda que o “desporto limpo não é uma utopia” e mostrou-se disponível a prosseguir os objetivos da SIGA, no que diz respeito ao combate à corrupção, à integridade das apostas desportivas ou à promoção do desporto jovem.
José Ricardo Gonçalves, sócio da RBMS e membro do Tribunal Arbitral do Desporto; Carlos Daniel, jornalista e comentador desportivo; João Sousa, tenista profissional e o melhor português de sempre na modalidade; ou Joaquim Evangelista, Presidente do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol, foram alguns dos intervenientes desta conferência, integrada na Sports Integrity Week 2023.
11 de Setembro de 2023