

Navegação do Evento
Início das comemorações dos 30 anos do Turismo Porto e Norte contou com participação de Nuno Botelho










Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto (ACP-CCIP), foi um dos convidados da sessão de abertura do ciclo de comemorações dos 30 anos da Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ATPNP). A cerimónia, realizada nas Caves Ferreira, no passado dia 25 de março, recordou as três décadas de trabalho da instituição – cujo corpo de fundadores integrou a ACP-CCIP – e o trajeto de crescimento que o setor conheceu durante o mesmo período.
Luís Pedro Martins, presidente da ATPNP, enumerou algumas das principais conquistas do cluster turístico na região, desde 1995, com especial destaque para a atratividade internacional, então praticamente inexistente. “As dormidas de estrangeiros cresceram 858%”, exemplificou o dirigente, citado pelo Jornal de Notícias, lembrando que a evolução permitiu ao Porto e Norte passar de 2,4 milhões de dormidas anuais para 14,1 milhões registadas em 2024. “Um crescimento impressionante”, descreveu o responsável.
Já Nuno Botelho, também referido no JN, comentou o facto de outras sub-regiões nortenhas estarem a beneficiar deste impulso da procura, considerando que se “começa a sentir o copo a transbordar para outras áreas”. “O Minho”, exemplificou, “vai ser um fator determinante, nos próximos anos”, antecipou o presidente da ACP-CCIP, convicto de que haverá uma alteração no perfil dos turistas, que passarão a ser de classes mais elevadas. “Nos próximos dez anos, temos que olhar para isto com o cuidado de não desvirtuarmos o destino e de cuidar da oferta”, conclui o também presidente da Assembleia Geral da ATPNP.
A cerimónia de inauguração do 30º aniversário do Turismo do Porto e Norte contou ainda com a presença de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo; de Fernando Gomes, antigo presidente da Câmara Municipal do Porto; Manuela Melo, antiga vereadora municipal com o pelouro turístico; Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal; e António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. Foi também apresentado o plano completo das comemorações, que se vão estender até ao início de 2026.
27 de março 2025