

Navegação do Evento
Homenagem a Germano Silva: “devemos distinguir os melhores do Porto”

Associação Comercial do Porto, Irmandade dos Clérigos e Misericórdia do Porto juntaram-se novamente para, desta feita, prestar homenagem a Germano Silva, jornalista, historiador e escritor que completou 90 anos esta quarta-feira (13 de outubro).
Nuno Botelho, Presidente da Associação Comercial, agradeceu a Germano Silva “tudo o que tem feito” pela cidade e pela respetiva divulgação histórica que assumiu como profissão. O jornalista e escritor, acrescentou, “representa o melhor que o Porto tem”, salientando a importância de “distinguir aqueles que são os nossos melhores, que deixam história e que, neste caso, contam a história da nossa cidade”, vincou.
O Juiz-Presidente da Irmandade dos Clérigos, Padre Manuel Fernando, considerou Germano Silva um “património imaterial” da cidade do Porto e a imagem de cidade “feliz e castiça”, capaz de superar as “adversidades com arreganho”. Já António Tavares, Provedor da Misericórdia do Porto, valorizou a “paixão pela cidade” que Germano Silva traduziu como jornalista e perpetuou como divulgador. “Esta homenagem reconhece a sua relação com estas entidades”, acrescentou António Tavares, reconhecendo em Germano Silva alguém que “sente a importância de ter uma cidade com instituições fortes”.
“Muito sensibilizado” com o gesto das três organizações, Germano Silva recordou, bem ao seu estilo, as diversas ligações que teve com a Associação Comercial do Porto, com a Irmandade e com a Misericórdia, assinalando trabalhos como o que realizou n’O Tripeiro, a revista mais antiga do país.
Repórter do Jornal de Notícias desde 1956, Germano Silva deixou o jornalismo em meados da década de 90, mas não deixou de contar a estórias que foi recolhendo ao longo da sua carreira. Fora das redações, dedicou-se ativamente à divulgação histórica e patrimonial do Porto, através da condução de visitas guiadas e, sobretudo, de uma extraordinária obra literária, com centenas de artigos e vários livros publicados sobre episódios, locais e personalidades que construíram a identidade portuense.