Navegação do Evento
Fórum aproximou fileiras do metal de Sevilha e do Norte de Portugal
Mais de duas dezenas de empresas marcaram presença no Fórum Metalúrgico, o evento promovido pela FEDEME, pela Associação Comercial do Porto – Câmara de Comércio e Indústria (ACP-CCIP) e pela AIMMAP, com o apoio da PRODETUR, que teve lugar esta quarta-feira, 27 de setembro, no Palácio da Bolsa.
Destinado a estreitar contactos entre a fileira do metal da região Norte e da província de Sevilha/ região da Andaluzia, o evento deu a oportunidade, como referiu Nuno Botelho na sessão de abertura, a que os participantes cruzassem “interesses comuns, experiências e projetos”. Num contexto de incerta económica, considerou o Presidente da ACP-CCIP, é crucial “que estas sinergias entre empresas e clusters, com proximidade geográfica e cultural, sejam amplamente reforças e valorizadas”. “Para nós, associações empresariais, é fundamental abrir estas possibilidades e criar condições para que as empresas portuguesas prossigam no caminho da internacionalização e da exportação”, acrescentou o anfitrião, recordando que o “setor do metal é, por definição, uma atividade onde este horizonte global é mais necessário”. Nuno Botelho mostrou-se satisfeito pela realização deste evento e mostrou disponibilidade para que a ACP-CCIP seja a casa de futuras realizações semelhantes entre as duas geografias empresariais.
Auxiliadora Fernández, responsável pelo departamento de empreendedorismo da PRODETUR, recordou o histórico com a FEDEME na promoção externa da indústria de Sevilha e enquadrou esta iniciativa como “um primeiro encontro de aproximação entre empresas” de ambos os lados da fronteira. “Esperamos que seja uma ação frutífera e com oportunidades de negócio para ambas as partes”, sublinhou a responsável, lembrando o trabalho de 12 anos que tem sido desenvolvido com outras entidades portuguesas, para “aproveitar a proximidade geográfica”.
Na mesma linha, Jesus Morales, responsável internacional da FEDEME, sublinhou a oportunidade que o Fórum Metalúrgico representou para “dar continuidade a um trabalho que tem sido feito, sobretudo com a região alentejana”. Já Rafael Campos Pereira sublinhou a importância de “incrementar a ligação entre as empresas do setor metalúrgico e metalomecânico portuguesas e espanholas”, uma vez que Espanha é o principal mercado externo do setor e, na perspetiva do Vice-Presidente Executivo da AIMMAP, “há muito trabalho a aprofundar a esse nível”. O dirigente aproveitou para caracterizar a fileira do metal no nosso país como “o setor do milagre”, considerando ser a área de atividade com “maior valor acrescentado” na economia nacional e que é responsável por um terço da exportação de produtos manufaturados.
O evento contou com uma apresentação das fileiras do metal da província de Sevilha/ Andaluzia e do nosso país, além de um pitch informal de todos os representantes das empresas presentes. O Fórum Metalúrgico encerrou com um almoço de confraternização e networking.
28 de setembro de 2023