

Navegação do Evento
Emmanuel Macron foi presença de honra no Palácio da Bolsa para encerrar o Fórum Económico Luso-Francês











Com o apoio da Associação Comercial do Porto, teve lugar no Palácio da Bolsa, a 28 de fevereiro, o Fórum Económico Luso-Francês, numa organização conjunta da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e da sua homóloga francesa, Mouvement des Entreprises de France (MEDEF). O evento, que contou com a participação de centenas de empresas dos dois países, mereceu a presença de honra do Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, acompanhado pelo Primeiro-Ministro de Portugal, Luís Montenegro, na sessão de encerramento.
A sessão de abertura do evento contou intervenções do presidente da CIP, Armindo Monteiro, do vice-presidente do MEDEF, Fabrice Le Saché, assim como do Ministro da Economia, Pedro Reis, e do Ministro do Comércio Externo da República Francesa, Laurent Saint-Martin. O líder da CIP referiu que a realização deste certame e a presença do chefe de estado francês mostram “a força e vontade concretas de unir forças num mundo económico em construção”, lembrando que este cruzamento entre “o que melhor se faz em Portugal e o melhor que se faz em França” é essencial para prevenir as ameaças que existem no atual contexto global. “Neste mundo em construção, ou temos força económica ou somos dispensáveis”, advertiu Armindo Monteiro. Já Pedro Reis, interpelou os agentes económicos dos dois países a “conseguir ir para além dos conflitos, ir para além das tentações protecionistas”, contribuindo para “inverter o abrandamento estrutural europeu”. O governante lembrou que existe “uma agenda por fazer acontecer”, ao nível de investimentos e projetos comuns, e apelou a que os países desenvolvam uma “abordagem conjunta a mercados terceiros”, explorando as vantagens competitivas de cada um. “Tudo o que nós pudermos fazer, em articulação com os parceiros privados, ao serviço das nossas empresas, estamos cá para fazer acontecer”, reforçou o Ministro da Economia.
A manhã prosseguiu com debates na área das energias renováveis; da inovação tecnológica com enfoque na deeptech e nas start-ups; da indústria e segurança; e da economia azul, clusters onde existem interesses e projetos comuns entre os dois países. Em paralelo, foram assinados protocolos comerciais entre a CIP, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa e o Conselho de Investidores Franceses em África.
O momento alto deste encontro estava reservado para a agenda da tarde, com a presença de Emmanuel Macron no Palácio da Bolsa. Antes do presidente francês, realizou-se uma mesa de discussão sobre mobilidade e transportes públicos, onde estiverem presentes o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e o Ministro dos Transportes francês, Philippe Tabarot. O tema da alta velocidade esteve em destaque nesta sessão, com os dois homólogos a partilharem o mesmo entusiasmo com a possibilidade de Portugal beneficiar da experiência francesa nesta matéria.
Pouco depois das 16 horas, deu-se a chegada do Presidente da República Francesa ao Palácio da Bolsa, tendo sido recebido pelo Presidente da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho, na biblioteca do edifício. Seguiu-se a assinatura do livro de honra da instituição e a oferta de um brinde especial a Emmanuel Macron e Luís Montenegro, que assinalou a solenidade deste encontro. Ambos se dirigiram ao Pátio das Nações, onde partilharam a sessão de encerramento do Fórum Empresarial, manifestando a intenção de reforçar a cooperação económica e política entre as duas nações. O presidente francês deu ainda uma entrevista exclusiva à RTP, gravada no Palácio da Bolsa.
7 de março 2025