Navegação do Evento
Decorreu no passado dia 23 de Abril a Assembleia-Geral Ordinária, seguida de Jantar de Associados
Decorreu no passado dia 23 de Abril a Assembleia-Geral Ordinária da Associação Comercial do Porto, à qual se seguiu um Jantar de Associados, que contou com a presença de António Saraiva, Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal – como orador convidado.
Começando por realçar a dimensão histórica dos bons resultados associados às contas do último exercício, que resultaram no melhor desempenho desde o início do século, o Dr. Nuno Botelho destacou o contributo fundamental da Associação Comercial do Porto para a dignificação e valorização do associativismo empresarial português e como referência na defesa dos interesses do Porto e do Norte, Região que é hoje responsável por 50 por cento das exportações nacionais.
Lembrando que para a economia funcionar e crescer, são necessárias infraestruturas adequadas, estabilidade jurídica fiscal e laboral e ainda equilíbrio nacional, Nuno Botelho alertou ainda para o facto de Portugal, e o Norte em particular, terem problemas infraestruturais graves, aos quais é urgente dar resposta.
Na sua intervenção, António Saraiva reiterou a necessidade urgente de se melhorar o ambiente dos negócios e investimento em Portugal, destacando o papel dos empresários na criação de emprego e riqueza, mas que, contudo e apesar disso, continuam a ser mal vistos e diabolizados como malfeitores. Por isso, exige uma outra atitude, garantindo que a CIP não vai ceder às pressões da esquerda parlamentar que só aposta em reverter medidas essenciais à competitividade do País.
Muito crítico em relação à falta de financiamento das empresas e sobretudo quanto à carga fiscal, António Saraiva defendeu a necessidade de uma maior ambição em termos de crescimento económico, reforçando também a necessidade de uma maior coesão associativa e empresarial.
Pode ouvir aqui a intervenção de António Saraiva