Navegação do Evento
Decorreu no passado dia 14 de Junho a décima nona edição das Conversas na Bolsa
“A Universidade no mundo global” foi o tema escolhido pelo Reitor da Universidade do Porto, Professor António Sousa Pereira, para a última edição antes das férias, das Conversas na Bolsa, que teve lugar no passado dia 14 de Junho.
Na sua intervenção, o Magnífico Reitor identificou o problema da demografia como um dos desafios mais prementes da sociedade portuguesa, a que se junta a questão de vivermos numa sociedade global.
Sugere por isso que se enfrente o problema da redução do número de potenciais candidatos à frequência do ensino universitário e, por outro lado, que se encontrem formas de combater o mundo global em que aparecem novos ‘players’ no mercado e que começam a ser competitivos no universo das universidades, como são os casos da China e da Índia.
Nesse contexto, António Sousa Pereira alerta para a dificuldade do país em manter os mais qualificados. Por isso, reafirma que as universidades nacionais, para serem mais competitivas, têm de estar integradas em redes transnacionais e têm de ser capazes de captar financiamento internacional de forma a poderem atrair os estudantes de que precisam. Porque, afirma, é uma ilusão pensar que o nosso país pode entrar na senda da inovação sem ter gente altamente qualificada.
É esta a estratégia que tem sido seguida pela Universidade do Porto, que apostou no mercado internacional, através do estabelecimento de parcerias com algumas congéneres europeias e no reforço do recrutamento de estudantes internacionais.
António Sousa Pereira reitera que a Universidade do Porto quer estar no mercado internacional, quer estar nos rankings, quer ser um player internacional de relevo e atrair talento para a região do Porto, na expectativa de que possa contribuir para o desenvolvimento económico desta região.
A Universidade do Porto tem cerca de 5.600 alunos estrangeiros, provenientes de 90 países, o que significa que, atualmente, 18% dos estudantes da Universidade do Porto são estrangeiros, quando a média das universidades portuguesas é de 11%.
As Conversas na Bolsa regressam em Setembro com mais um convidado.
Pode ouvir aqui a intervenção do Professor António Sousa Pereira.