

Navegação do Evento
Cruz Vermelha Portuguesa abriu nova página no Porto com o apoio da Associação Comercial






A Delegação do Porto da Cruz Vermelha Portuguesa escolheu o Palácio da Bolsa para assinalar a tomada de posse da sua nova Comissão Administrativa. A iniciativa, que teve lugar na passada segunda-feira, 24 de março, contou com o apoio da Associação Comercial do Porto (ACP-CCIP), que elogiou o “dinamismo e ambição renovada” da nova estrutura diretiva liderada por Luis Sena de Vasconcelos.
Na sessão de abertura, Nuno Botelho alertou para a necessidade do Porto ter “instituições sociais fortes, motivadas e atuantes na resposta às muitas situações de vulnerabilidade” que ainda se registam. O presidente da ACP-CCIP deu, como exemplos concretos desta realidade o envelhecimento da população, a crise de segurança e aumento da marginalidade e da exclusão social. “As IPSS e as ONG’s com perfil humanitário têm um papel determinante”, considerou o dirigente, que assinalou a “relação de grande proximidade e cooperação com o terceiro setor” por parte da Associação Comercial.
Esta ligação, recordou Nuno Botelho, manifesta-se no apoio a diversas causas cívicas e em incentivos financeiros diretos às instituições de carácter social. “Não se trata de simples atos de caridade da nossa parte. É apenas o reconhecimento justo pelo trabalho extraordinário que estas organizações realizam”, justificou o líder da ACP-CCIP, que acrescentou a convicção de que “uma sociedade só é próspera e produtiva em termos económicos, se for coesa, equilibrada e não deixar ninguém para trás”.
O evento prosseguiu com a tomada de posse da nova Comissão Administrativa, da qual, além de Luís Sena Vasconcelos na presidência, fazem parte Raquel Campos Franco, como vice-presidente, e Maria Teresa Pereira, como tesoureira.
Esta sessão contou, ainda, com intervenções de Fernando Paulo, vereador do Município do Porto com o pelouro da Coesão Social; António Saraiva, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa; e Nuno Melo, Ministro da Defesa Nacional.
26 de março 2025