Navegação do Evento
Decorreu no dia 26 de Janeiro a 9ª edição das Conversas na Bolsa
Decorreu no Palácio da Bolsa, no passado dia 26 de Janeiro, a nona edição das Conversas na Bolsa, sessão que teve como orador convidado o psiquiatra Tiago Reis Marques e onde se debateu a “Neurociência da Criatividade”.
Numa intervenção de cerca de cinquenta minutos, o psiquiatra dedicou-se a explicar o processo de criatividade, lembrando a importância do desenvolvimento do cérebro e das diferentes fases deste órgão humano que utiliza vinte por cento da energia corporal. O jovem investigador declina a ideia de que por trás da criatividade está essencialmente o talento.
Tiago Reis Marques foi considerado o Melhor Jovem Investigador em 2015. Antes tinha conseguido uma bolsa para estudar as ligações entre neurónios e a genética, com vista ao desenvolvimento de novos medicamentos para prevenir surtos psicóticos.
Actualmente, Tiago Reis Marques reparte a sua vida entre a Grã-Bretanha, onde faz investigação no King’s College, e as consultas de psiquiatria em Lisboa, Coimbra e Londres e mostra-se muito preocupado com a eventual legalização do consumo da canábis. Para o investigador, o consumo desta substância aumenta o risco de doença mental grave, risco esse que sobe à medida que o consumo é feito em idades precoces.
Pode ouvir aqui um excerto da sua intervenção.