Navegação do Evento
Contas Feitas trouxe “experiência formativa valiosa” no Dia Mundial da Poupança
O Pátio das Nações do Palácio da Bolsa foi palco, no passado dia 31 de outubro, das primeiras conferências Contas Feitas – literacia financeira para empresas e particulares. Na data em que se comemorava o Dia Mundial da Poupança, o programa desenhado pela Associação Comercial do Porto (ACP-CCIP), CFA Society Portugal e Carina Meireles trouxe especialistas em áreas afetas à gestão financeira, como a capitalização e o financiamento das empresas, mas também de outras competências ligadas à poupança individual ou à liderança.
Na sessão de abertura do evento, o presidente da Associação Comercial do Porto elogiou a “abrangência do programa” e a “qualidade dos oradores”, assumindo que estas conferências reúnem condições para se tornarem numa “experiência formativa valiosa”, seja a nível particular ou empresarial.
Olhando, de forma específica, para o setor corporativo, Nuno Botelho recordou alguns dos principais desafios financeiros que se colocam aos gestores e assinalou que os responsáveis pelas empresas nacionais “comparam bem com os parceiros europeus e mundiais em termos de competências financeiras”, contrariando algumas posições que “muitas vezes transpiram na opinião pública”. Citando um estudo da OCDE e coordenado pelo Ministério da Economia, em 2021, o dirigente recordou que o nosso país ocupou um lugar de destaque num ranking de 14 países, situando-se “na primeira posição no indicador global de literacia financeira nas empresas até nove trabalhadores e no segundo lugar nas empresas entre 10 e 49 trabalhadores”.
Nuno Botelho considerou “desejável” que estes níveis de capacitação “evoluam”, assumindo que encontros como o Contas Feitas cumprem um objetivo “fundamental” nessa matéria, ao alertar para “novas necessidades no domínio da gestão”, permitir a “atualização e reciclagem de competências”, além da “troca de informações entre quem se confronta com problemas semelhantes e tem de entregar soluções”.
João Caiano, vice-presidente da CFA Society, e Francisca Guedes de Oliveira, administradora do Banco de Portugal, também intervieram nesta sessão de abertura, num evento que contou com a colaboração de outras entidades, como a CMVM, o IAPMEI e o ISLA Gaia – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia. Veja o vídeo com os melhores momentos das conferências.
5 de novembro 2024