Navegação do Evento
Conferência ACP-CCIP / EDP: “Necessitamos de uma estratégia de transição energética clara para o país”
Na conferência promovida pela EDP e Associação Comercial do Porto (ACP-CCIP), dedicada ao tema da descarbonização das empresas, Nuno Botelho reconheceu a necessidade de “termos uma estratégia de transição energética clara para o país”, que permita a Portugal honrar os compromissos internacionais assumidos e atingir a “desejada neutralidade carbónica em 2050”.
O Presidente da ACP-CCIP, contudo, ressalvou que as empresas estão confrontadas, nesta matéria, com uma realidade “disruptiva” e “extremamente difícil de acompanhar”, que apresenta um risco de exclusão “muito significativo” para quem “não conseguir ter o mesmo ritmo de adaptação”. Nesse sentido, o dirigente considerou fundamental que as empresas aproveitem este tipo de iniciativas para “partilharem experiências, afinarem estratégias e conhecerem soluções que permitam obter resultados mais eficazes” no caminho da descarbonização das suas operações.
André Anacleto, sócio da consultora McKinsey & Company, fez uma síntese das vantagens competitivas que Portugal e Espanha têm em matéria energética, com destaque para os avanços já registados no setor das renováveis, em particular a energia solar e eólica, o clima favorável que dispõem, e o facto de terem uma das reservas de lítio mais volumosas da Europa.
Já Miguel Fonseca, administrador da EDP Comercial e co-promotor desta iniciativa, apresentou as soluções e projetos que a empresa já está a desenvolver para melhorar o nível de sustentabilidade das empresas e gerar estabilidade e segurança no fornecimento de energia, com o maior recurso possível às fontes renováveis.
O evento contou ainda com dois painéis de discussão, dedicados a apresentar casos de estudo em setores de atividade económica diferentes: o primeiro, centrado na hotelaria e serviços, contou com a participação de Luís Moreira da Silva, diretor de engenharia do grupo Sheraton; de Eugénia Teixeira, diretora do Hotel Vila Galé Porto Ribeira; e Maria José Rebelo, diretora de sustentabilidade dos CTT. O segundo painel, dedicado à indústria, reuniu Jorge Fesch, CEO da AAPICO, construtora de peças para a indústria automóvel; José Teixeira, CEO Riopele, histórica têxtil de Famalicão; e Adolfo Vidal, diretor de infraestruturas do Grupo Durit, um holding de Albergaria, que reúne diversas empresas metalúrgicas.
22 de novembro 2023