![A carregar Eventos](https://cciporto.com/wp-content/plugins/the-events-calendar/src/resources/images/tribe-loading.gif)
![A carregar Eventos](https://cciporto.com/wp-content/plugins/the-events-calendar/src/resources/images/tribe-loading.gif)
Navegação do Evento
Centro Histórico do Porto demonstra a “vitória das políticas de reabilitação urbana”
![](https://cciporto.com/wp-content/uploads/2022/11/Abertura_SemanaReabilitação_capa.jpg)
O Presidente da Associação Comercial do Porto – Câmara de Comércio e Indústria, Nuno Botelho, foi convidado para a sessão de abertura da 10ª Semana de Reabilitação Urbana do Porto, evento que se realiza no Palácio da Bolsa, de 22 a 24 de novembro.
Após breve introdução por parte de António Gil Machado, diretor da Vida Imobiliária, entidade que promove a iniciativa, Nuno Botelho elogiou a organização e o crescimento consistente destas jornadas, desejando que resultem não apenas em “bons contactos e projetos”, mas também numa “reflexão oportuna sobre o mercado da habitação no nosso país e o papel que a reabilitação deve desempenhar nesse domínio”.
Considerando a reabilitação urbana uma “política fundamental” para o desenvolvimento sustentável do território, o Presidente da Associação Comercial recordou a evolução que o Centro Histórico do Porto conheceu nas últimas duas décadas como um exemplo das virtualidades deste instrumento urbanístico. “Qualquer pessoa, que tenha memória viva da cidade nos primeiros anos deste século e que compare esses tempos com a realidade atual, pode constatar a revolução que aconteceu”, considerou o dirigente, apontando que a baixa portuense é hoje “um núcleo urbano regenerado, que recuperou vida, atividade económica e população”. Discordando de quem olha para esta renovação como um benefício exclusivo para o turismo, o anfitrião defendeu que a zona histórica da cidade demonstra a “vitória das políticas de reabilitação urbana, indutoras de desenvolvimento, criação de emprego e fixação de pessoas”.
MAIS E MELHOR HABITAÇÃO DISPONÍVEL
Nuno Botelho não deixou, no entanto, de apontar uma realidade que o país terá de enfrentar neste domínio, nos próximos anos, e que se prende com a precariedade residencial de grande parte da população e mesmo com a “escassez de oferta na habitação disponível”, designadamente de índole social. Num contexto de crise económica e de aumento dos custos para as famílias, o Presidente da Associação Comercial do Porto perspetivou um “problema social grave” nos próximos anos e ao qual o setor da construção e “em particular da reabilitação” tem uma palavra a dizer “oferecendo soluções ao mercado, que priorizem a renovação do edificado pré-existente e a melhoria das condições de habitabilidade, em detrimento de novas construções”.
“Num cenário de crescente preocupação ambiental, com enfoque na melhoria da qualidade dos edifícios, na otimização dos materiais, na recusa do desperdício, na procura por estruturas mais inteligentes e mais sustentáveis, a reabilitação urbana é um caminho que importa prosseguir e aprofundar”, concluiu Nuno Botelho.
A 10ª edição da Semana de Reabilitação do Porto é uma organização da Vida Imobiliária, meio de comunicação especializado no setor da construção e habitação, que junta diversos profissionais ligados a este setor de atividade, como empresas de engenharia e construção civil, arquitetos e promotores imobiliários. O programa completo está disponível na página do grupo Iberinmo.
23 de novembro de 2022