Navegação do Evento
Bolsa de Ideias – 4ª Edição – Palácio da Bolsa | 31 de Janeiro | 19h00
Depois de uma breve pausa no mês das festividades, a BOLSA DE IDEIAS regressa no dia 31 de Janeiro, pelas 19h00, desta vez em torno de projectos que ajudam a ultrapassar limites e a quebrar barreiras. Esta sessão terá como convidados COLORADD, BRIGHT e ADAPTTECH, e a ementa estará a cargo de Época Porto.
BOLSA DE IDEIAS é uma iniciativa promovida pela Associação Comercial do Porto destinada a pensar o Porto e a sua Região. Trata-se da promoção de encontros informais orientados para a discussão de novos projectos e ideias que visam mostrar como a cidade se está a construir com base em boas ideias.
Estes encontros têm lugar no Palácio da Bolsa, na última quarta-feira de cada mês, pelas 19h00, e cada sessão contará com três convidados distintos que irão falar sobre o seu trabalho e percurso pessoal.
A entrada é livre e acompanhada por uma experiência gastronómica proporcionada por um convidado diferente todos os meses.
A assistência é limitada à capacidade do espaço e não está sujeita a inscrição ou reserva.
Empresas participantes:
COLORADD, o alfabeto das cores
Miguel Neiva
ColorADD, o alfabeto das cores, é uma linguagem universal e inclusiva, desenvolvida com base nas três cores primárias, representadas através de símbolos gráficos que, conjugados segundo o conceito básico de adição de cores, permitem ao daltónico identificar todas as cores. O Código torna-se num “jogo mental” simples, fácil de memorizar e aplicar em situações do dia-a-dia, ajudando sempre que a cor é factor de identificação, orientação ou escolha.
Hoje, esta linguagem está já implementada em diversos países transmitindo utilidade e responsabilidade a produtos e serviços enquanto facilita a integração social de pessoas daltónicas, incluindo e promovendo iguais acessibilidades para todos.
BRIGHT, Beyond Research and Information Graphics for Health and Technology
Hernâni Zão Oliveira
A empresa BRIGHT destaca-se na criação de soluções para problemas resultantes da falta de informação e comunicação na área da saúde. Tendo como objectivo o desenvolvimento de tecnologia mais adaptada às necessidades dos doentes, procura aumentar a adesão terapêutica e promover a capacitação em saúde dos cidadãos. A informação visual, de carácter infográfico, é a sua ferramenta de comunicação por excelência, por facilitar a compreensão e assimilação de conteúdos. Vencedora do I Prémio de Empreendedorismo Diogo Vasconcelos, Finalista do Prémio Nacional Indústrias Criativas e do programa The Next Big Idea – Universidades, a BRIGHT sagrou-se, em 2017, vencedora do Astellas C3 Grand Prize com o projecto “HOPE”, que pretende reduzir o tempo de hospitalização de crianças com cancro.
ADAPTTECH
Frederico Carpinteiro e Mario Espinoza
A Adapttech é uma empresa biomédica que desenvolve tecnologias inovadoras, inteligentes e vestíveis para ajudar pessoas com limitações físicas a melhorar a sua qualidade de vida (tecnologias de adaptação). O seu produto actual consiste numa solução completa para adaptação de próteses; capaz de optimizar a adaptação do membro residual do amputado ao encaixe da sua prótese.
Ementa por
Época Porto
Época é um pequeno café que serve pequenos-almoços e almoços sazonais. Todo o menu é confeccionado de raiz e a maioria dos produtos são biológicos e de produtores locais. O principal objectivo é nunca comprometer a qualidade do que é servido e a melhor forma de o fazer é saber exactamente a sua origem.