Navegação do Evento
Bolsa de Ideias #16 – 30 Outubro, 19h00 – Palácio da Bolsa
A Bolsa de Ideias está de volta! Junte-se a À Capucha!, Alfaiate do Livro e Rita Cortes, em torno do tema TRANSMISSÃO, e delicie-se com o menu preparado pelo Aconchego do Quintal. A 16ª edição da Bolsa de Ideias é já na próxima quarta-feira, às 19:00, na escadaria do Infante do Palácio da Bolsa.
Como sempre, a entrada é livre.
À Capucha!
Maria Ruivo e Raquel Pais
À Capucha! é um atelier de design que explora a interseção entre design, artesanato e manufatura, sobretudo através da sua coleção de capuchas — capas tradicionais portuguesas, feitas em burel e tradicionalmente usadas nas regiões montanhosas do norte de Portugal. Procura desenvolver projetos de design gráfico, publicações, exposições e outros eventos que articulam os temas da tradição, do saber-fazer e da transmissão do conhecimento sobre os materiais e processos de manufactura.
—
Alfaiate do Livro
Catarina Azevedo
O Alfaiate do Livro é um estúdio de encadernação, do Porto, que começou informalmente em 2010. Como qualquer outro alfaiate, tem por base o trabalho de encomenda e a possibilidade de fazer um objecto “à medida”; usando as mãos como ferramenta e o diálogo como processo. Para além dos vários clientes, dedica-se ainda a um projecto pessoal de produção de cadernos e diários gráficos – Tromba – que desafiam as normas da encadernação tradicional pela manipulação de pequenos detalhes estruturais. Desde 2012, o Alfaiate do Livro compreende também uma componente de formação, com workshops focados nas várias técnicas de encadernação manual e cursos multidisciplinares em colaboração com outros formadores.
—
Rita Cortes
Pensar o design como uma ferramenta poderosa de impacto social e inovação sustentável – business as usual já não é o futuro dos negócios. Designer de produto que começou a explorar o potencial transformador do design – uma interseção com o artesanato tradicional e a sustentabilidade ambiental e social. Depois de desenvolver uma loja online de marcas sustentáveis – criando todos os critérios de sustentabilidade, curadoria e direcção criativa – o próximo passo foi trabalhar em estreita colaboração com os fornecedores para garantir uma cadeia de produção transparente e justa. Hoje, o objectivo é conseguir que mais marcas melhorem o seu impacto através de consultoria criativa para preservação de artesanato, produção ética e negócios sustentáveis.
Ementa por
Aconchego do Quintal
Comida de verdade – essa comida que é feita por pessoas, com ingredientes frescos, sazonais e biológicos, que respeita a Natureza e os produtores, que é sempre feita com amor, para aconchegar quem a recebe – é isso que se encontra no Aconchego do Quintal. Um espaço que é a extensão da horta da Dilma e da Francisca, mãe e filha, que se juntaram para levar uma comida de conforto, honesta e vegetal a quem quer saber de onde vem o seu alimento. No entretanto, esses amantes de comida de verdade, transformaram-se numa comunidade, de laços muito apertados.