Navegação do Evento
Bolsa de Ideias #15 – 19 Junho, 19h00 – INSTITUTO (Clérigos)
A Bolsa de Ideias terá a segunda edição especial fora de portas no próximo dia 19 de Junho (quarta-feira), às 19:00, na Rua dos Clérigos 44. A BDI#15 será acolhida e programada pelo INSTITUTO, um espaço recentemente recuperado pelo arquitecto Paulo Moreira, que pretende ser um ponto de encontro de diversas formas de expressão cultural. O evento abordará as MARGENS da sociedade e da cidade através da participação dos projectos C+, Critical Concrete e ±maismenos±. Como habitualmente, será servido um pequeno menu, desta vez a cargo da Tia Mumuíla. Contamos convosco!
Como sempre, a participação é gratuita
Confira os convidados desta edição:
C+
Luís Vieira Campos
Rui Salvador
Rui Coimbra
Registo audiovisual de carácter documental do projecto de mobilização comunitária desenvolvido no Bairro do Cerco pela associação CASO (Consumidores Associados Sobrevivem Organizados) com o objectivo de contribuir para a eliminação do vírus da Hepatite C.
———
Critical Concrete
Samuel Kalika
A associação Critical Concrete foi criada em 2015. Desde esta data, organiza actividades educativas de arquitectura social e sustentável para a reabilitação de espaços socialmente relevantes. As Escolas de Verão são oficinas de design-build teóricas e práticas, com a duração de três semanas, nas quais participantes de todo o mundo reconstroem uma casa em Ramalde, para uma família desfavorecida. Em paralelo, Critical Concrete lidera um laboratório de investigação sobre processos arquitectónicos sustentáveis e low-tech. Toda a investigação é publicada em licença open source na página da associação.
http://www.criticalconcrete.com
mail@criticalconcrete.com
————
±maismenos±
Miguel Januário
±maismenos± é um projecto de Miguel Januário, iniciado em 2005 no âmbito de uma investigação académica, que reflecte sobre o modelo de organização política, social e económica da sociedade actual. Com o objectivo de cruzar arte e política de uma forma mais real, o projecto começou por se manifestar através de pequenas intervenções no espaço público, questionando o papel dos designers na sociedade. ±maismenos± é, actualmente, um projecto artístico de referência, participando regularmente em exposições, conferências e festivais nacionais e internacionais.
http://maismenos.net/
mais.menos@gmail.com
———
Ementa por Tia Mumuíla
Tia Mumuíla é natural da província da Huíla, em Angola. Vive em Portugal desde 1976, quando a sua família aqui se refugiou da guerra civil angolana. Colabora com diversos grupos e associações da cidade do Porto, e é fundadora da Cochiló – Associação Cultural Afro-portuguesa. Os ingredientes variados e sabores africanos da Filó, como também é conhecida, promovem o convívio, fraternidade e boa disposição.
————
Sobre o anfitrião:
INSTITUTO
O Instituto é um ponto de encontro de diversas formas de expressão cultural. Localiza-se num armazém recuperado na Rua dos Clérigos. O edifício original foi concebido na década de 1950 como armazém farmacêutico do Instituto Pasteur. Após décadas de abandono, foi adquirido em 2017 pelo arquitecto Paulo Moreira, que ali instalou o seu atelier. O Instituto surge como uma extensão interdisciplinar do estúdio. Tem um pátio e hall para receber eventos, salas de trabalho para pequenas equipas, estúdio para residências artísticas e de pesquisa, galeria para exposições, conversas, oficinas e sessões fotográficas.
http://instituto.paulomoreira.net
instituto@paulomoreira.net