

Navegação do Evento
Bairros Comerciais Digitais: um exemplo do “destino preferencial” a dar ao PRR





A Associação Comercial do Porto (ACP-CCIP) foi a anfitriã da cerimónia de apresentação da iniciativa Bairros Comerciais Digitais, uma medida inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para apoio à revitalização e transição digital do comércio local.
Na presença de diversos membros do Governo, entre os quais o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, Nuno Botelho considerou esta medida um exemplo do “destino preferencial” a atribuir aos apoios comunitários: “a aposta na transformação da nossa economia e o incentivo à transição digital dos negócios”.
Reiterando a crítica “ao desenho do PRR”, devido à sua vocação “excessiva” para “colmatar o défice de investimento público”, o Presidente da Associação Comercial não deixou de elogiar a implementação deste programa e, de forma particular, a sua aplicação à cidade do Porto, onde o comércio de rua é “uma marca diferenciadora”. O dirigente considerou mesmo que o setor “promove investimento, define novas centralidades e fixa residentes”, sendo ainda um fator preponderante para se concretizar o “conceito contemporâneo da cidade inteligente”, onde há “bens e serviços essenciais” disponíveis em “escassos minutos de deslocação”. “Para que este atributo se cumpra”, acrescentou Nuno Botelho, “é fundamental que os espaços comerciais se renovem e adaptem às exigências dos consumidores atuais”, o que passa “forçosamente” por ter uma “presença digital qualificada” e “tornar mais ágil a experiência de consumo”.
O Presidente da ACP-CCIP afirmou que o projeto Bairros Comerciais Digitais “é um instrumento muito relevante” para a “transição indispensável para o comércio de proximidade”, na adaptação ao “novo perfil de cliente” e aos “novos residentes nos principais centros urbanos do país”. “Faço votos que os projetos contemplados sejam integralmente executados e contribuam para termos cidades mais vivas e mais dinâmicas em termos económicos”, concluiu.
Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto agradeceu a escolha da Invicta para apresentação deste projeto, recordando a “tradição comercial” e o “espírito empreendedor” da cidade. O autarca sublinhou o trabalho do Governo neste domínio e considerou a medida Bairros Comerciais Digitais “pertinente e meritória”, almejando impulsionar um setor que representa “o pulsar socioeconómico das nossas vilas e cidades”.
O Presidente do Município elencou os diversos desafios que a transição digital representa para o tecido comercial portuense e mostrou-se convicto de que as duas candidaturas submetidas vão “contribuir para a dinamização da economia local e, em simultâneo, promover a adoção de modelos de desenvolvimento urbano mais inteligentes, sustentáveis e inclusivos”.
Norte recebeu maior fatia
Nuno Fazenda considerou o comércio e serviços como um “setor estratégico para o país”, que representa cerca de 27% do total de empresas existente, 28% do emprego gerado e é, como assinalou, um “fator de vitalidade e regeneração das cidades e vilas”. Nesse sentido, o Secretário de Estado apresentou de forma sumária o desenho desta medida de apoio, que prevê um apoio total de 77,5 milhões de euros, com a região Norte como maior beneficiada: 24,9 milhões. Os projetos aprovados, referiu o governante, centram-se no domínio da transição digital dos negócios, mas também em apoios à regeneração do espaço público e à melhoria da experiência dos consumidores.
Nuno Fazenda saudou os municípios pelo “processo participado” que representou o desenvolvimento desta iniciativa e apontou “o desafio de concretizar” os apoios inscritos, fazendo desta “uma combinação entre tradição e inovação”.
Costa e Silva também se referiu à necessidade de executar os apoios previstos no programa e assumiu que este “vai fazer mesmo a diferença quando os promotores tomarem o palco”. “Nós prometemos ajudar e não atrapalhar”, acrescentou o Ministro da Economia, que mostrou esperança em ter “um projeto verdadeiramente transformador” em mãos.
Na cerimónia realizada no Salão Árabe, foram entregues 95 declarações de compromisso aos projetos contemplados na medida Bairros Comerciais Digitais, nos quais se incluem as duas candidaturas da cidade do Porto: o Bombarda Digital e o Baixa Digital.
Fotografia: Filipa Brito / CMPorto
6 de Setembro de 2023