

Navegação do Evento
Associação Comercial recebeu delegação do PSD Porto

A Associação Comercial do Porto recebeu, na tarde de segunda-feira, 24 de janeiro, um grupo de representantes do PSD, liderado pelo deputado e membro da lista candidata às eleições legislativas pelo círculo eleitoral do Porto, Paulo Rios de Oliveira. O Presidente, Nuno Botelho, acompanhado pelos membros da Direção, Jorge Macedo e Ricardo Fonseca, registou as propostas transmitidas pelos representantes partidários no âmbito da campanha eleitoral em curso e transmitiu, por seu lado, as preocupações que a Associação Comercial tem vindo a defender publicamente, designadamente em matéria económica e de coesão territorial.
Nuno Botelho identificou três questões centrais no domínio da atividade económica e que constituem, hoje, os principais obstáculos à gestão das empresas. Desde logo, o aumento do custo da energia, com a componente fiscal a representar um encargo significativo na composição dos preços. Por outro lado, a rutura nas cadeias de distribuição, a ameaça da inflação e o crescimento exponencial do custo das matérias-primas. Finalmente, a crescente escassez de mão de obra, diretamente relacionada com a depressão demográfica que o país tem registado nas últimas décadas. O Presidente da Associação Comercial do Porto defendeu que o País deve orientar-se para a criação de riqueza e para o aumento da produtividade, sublinhando que são as empresas as responsáveis por gerar emprego e crescimento económico.
A Direção aproveitou, ainda, a oportunidade para reforçar a posição que tem vindo a manifestar sobre a intervenção do Estado na TAP e advogar a urgência de um plano político para a regionalização, medida necessária para um desenvolvimento homogéneo do território nacional.
25 de janeiro 2022