

Navegação do Evento
Associação Comercial do Porto representada nos órgãos sociais da Associação de Turismo do Porto e Norte




A Associação Comercial do Porto acolheu, no Palácio da Bolsa, a cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP), para o triénio 2023-2025. Luís Pedro Martins foi reconduzido na presidência, numa direção que integra representantes de diversas autarquias da região, empresas e fundações ligadas ao setor.
Nuno Botelho, Presidente da Associação Comercial do Porto – Câmara de Comércio e Indústria (ACP-CCI), também tomou posse como novo Presidente da Assembleia Geral da ATP, assumindo a “particular satisfação” em ver a ACP-CCI representada nos corpos sociais da entidade de promoção turística. O dirigente considerou que, quer a ATP, quer a entidade regional do Turismo do Porto e Norte, estão “bem lideradas por Luís Pedro Martins” e têm “promovido iniciativas relevantes para a consolidação e diversificação da atividade turística na região”. “Prova disso”, acrescentou, “é que continuamos a crescer, a receber prémios internacionais, a afirmar-nos como um destino de referência no contexto das cidades e regiões médias europeias”.
Nuno Botelho deu o exemplo do Palácio da Bolsa como um dos locais que “melhor exemplifica o sucesso turístico da região Norte”, sublinhando o que este representa para “a valorização, preservação e qualificação do nosso património”. “O Palácio da Bolsa, à semelhança de outros edifícios históricos na Baixa do Porto, mostra que o Turismo é uma atividade transformadora dos territórios. Não no sentido caricatural, que muitas vezes é apresentado. Mas no sentido positivo da expressão”, acrescentou.
O Presidente da ACP-CCI e da Assembleia Geral da ATP considerou, ainda, existir “um antes e depois nos últimos 15 anos da Baixa do Porto”, que “tem no Turismo o seu grande fundamento”. A mesma transformação, referiu, tem acontecido “no resto da cidade, na área metropolitana, no Alto Douro Vinhateiro, no Minho ou em Trás-os-Montes”.
Nuno Botelho concluiu a sua breve intervenção desejando “os maiores sucessos” aos órgãos sociais da ATP e manifestando esperança, “depois de ultrapassada a tempestade pandémica”, em ver a região “alcançar novos objetivos estratégicos e ainda melhores resultados”.
12 de janeiro de 2023