Navegação do Evento
Associação Comercial do Porto integra a organização do Climate Change Leardship Porto Summit 2018 que traz Barack Obama ao Porto a 6 de Julho
O debate sobre alterações climáticas que se realiza a 6 de Julho no Coliseu do Porto e que terá como convidado especial Barack Obama, será o mote para o lançamento de um “movimento” que quer dar à cidade e à região do Porto uma visibilidade e notoriedade mundial nesta área.
A cidade do Porto é assim o palco escolhido para dar início a um movimento global focado na apresentação de soluções para questões relacionadas com alterações climáticas.
Para além de Barack Obama, a conferência conta com um painel de luxo, que inclui o também Nobel da Paz Mohan Munasinghe, ex-vice-presidente do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas da ONU (IPCC), Irina Bokova, ex-directora geral da UNESCO, Juan Verde, presidente da Advanced Leadership Foundation, com sede na cidade de Washington, nos EUA, entre outros oradores de reconhecido mérito internacional.
A preocupação com um futuro sustentável assente em soluções que respondam ao impacto das alterações climáticas terá levado o sector dos vinhos a posicionar-se como um dos principais motores da organização da Climate Change Leardship Porto Summit 2018, mas a iniciativa depressa se transformou num esforço conjunto de outras entidades, públicas e privadas. Assim, além da Taylor’s Porto, integram a organização desta iniciativa a Associação Comercial do Porto, a Câmara Municipal do Porto, o Instituto da Vinha e do Vinho, o American College de Espanha e a Advanced Leadership Foundation, à qual Obama está ligado.
Na sua intervenção, que acontecerá durante a tarde do dia 6, Barack Obama abordará a importância de mitigar o problema das alterações climáticas, respondendo a cerca de 25 questões colocadas por Juan Verde, presidente da Advanced Leadership Foundation.
A conferência do dia 6 de Julho é a primeira de muitas que terão lugar no Porto, numa agenda de iniciativas com horizonte, por enquanto, até 2021. Se, no dia 6 de Julho, a reflexão sobre alterações climáticas vai seguir uma tónica mais geral sobre esta problemática, no próximo evento, que já se prepara para Março de 2019, irão reunir-se entidades ligadas ao sector do vinho a nível mundial. Isto porque é também objectivo da plataforma discutir o impacto das alterações climáticas nesta indústria, considerando que a região Norte é uma das maiores produtoras de vinho do mundo, com forte peso na economia nacional.
A assinatura do “Porto Protocol” que decorrerá durante o evento assume-se como “compromisso de futuro” para a comunidade empresarial na luta contra as alterações climáticas. Os subscritores do documento estabelecerão os seus compromissos, garantindo, a partir daí, a troca de ideias e a partilha de experiências. Mais do que um protocolo, esta iniciativa pretende funcionar como uma call for action em que os signatários se comprometem a encontrar soluções ambientais menos onerosas para o planeta.
Na conferência de imprensa que decorreu segunda-feira, 7 de Maio, no Hotel Infante Sagres, Nuno Botelho adaptou a célebre frase de Barack Obama “Yes, we can” para dizer que este é o momento em que a cidade do Porto se assume não só como capital do vinho, mas como capital de um debate sério e preparado sobre alterações climáticas. A propósito, lembrou que os estatutos da Associação Comercial do Porto estão alinhados com os objetivos do movimento ao zelarem “pela prosperidade e ilustração da Região Norte”.
O programa e detalhes da conferência estão disponíveis em www.climatechange-porto.com
Porto lidera o debate sobre as alterações climáticas com a organização da Climate Change Leadership
Alterações climáticas trazem Barack Obama ao palco do Coliseu do Porto