Navegação do Evento
Associação Comercial do Porto apresentou o maior estudo sobre Descentralização e Desconcentração do Estado feito em Portugal
A Associação Comercial do Porto apresentou, no passado dia 13 de Novembro, no Palácio da Bolsa, o estudo “Assimetrias e Convergência Regional: Implicações para a Descentralização e Desconcentração do Estado em Portugal”, realizado em colaboração com a Universidade do Minho. A equipa de investigadores envolvidos foi coordenada pelo Prof. Fernando Alexandre e o trabalho assume-se como o maior estudo alguma vez realizado em Portugal sobre descentralização.
Analisando o desempenho da economia portuguesa no século XXI, claramente divergente face aos países com rendimentos mais elevados da União Europeia, o estudo mostra o impacto da hiperconcentração em Lisboa dos serviços e compras públicas e apresenta propostas concretas que levem a uma organização mais eficaz do Estado, tendo em conta que Portugal é um dos países europeus mais centralizados.
A Descentralização tem sido uma das principais preocupações da Direção da Associação Comercial do Porto e este estudo é assim resultado do claro objetivo desta Casa de dar um contributo sério para que este processo possa avançar de forma consistente e sustentada.
Pode consultar aqui o Sumário Executivo do estudo
Consulte também algum do clipping associado ao evento:
A tragédia do centralismo, in Jornal de Notícias de 14/11/2018
O país ancorado a 36%, in Observador de 14/11/2018
Assimetrias regionais, in RTP1 de 13/11/2018
Estudo sobre a descentralização, in Antena1 de 13/11/2018
Estudo da UMinho. Portugal é “o pais mais centralizado da Europa”, in Renascença de 13/11/2018
Lisboa é a capital e o resto continua a ser paisagem. Este estudo apresenta provas, in Expresso Online de 10/11/2018
“A administração central gasta pior do que a administração local”, in Expresso Online de 10/11/2018