Navegação do Evento
Associação Comercial do Porto apresentou contas positivas de 2021 em Assembleia Geral
A primeira Assembleia Geral Ordinária da Associação Comercial do Porto no ano de 2022 teve lugar a 7 de julho, no Palácio da Bolsa, reunindo cerca de três dezenas de associados. A sessão, conduzida pelo Presidente, Nuno Botelho, acompanhado na mesa por Jorge Macedo e Paulo Rangel, consistiu num balanço das atividades e dos resultados operacionais da Associação Comercial no exercício de 2021.
Nuno Botelho recordou que 2021 foi ainda um ano condicionado pela pandemia, especialmente na área do turismo e eventos. “Estivemos encerrados ao público, de 15 de janeiro a 1 de maio, e isso afetou muito consideravelmente estas rubricas”, assinalou, ressalvando que a retoma “foi positiva, mas longe dos valores de referência de 2019”.
Os serviços, como a área de certificação e o cartório notarial, mantiveram-se abertos, mesmo durante os períodos de confinamento e, recordou Nuno Botelho, a Associação manteve intacta a sua atividade institucional, ao nível das representações nas comissões municipais, na CIP e nos restantes órgãos onde tem assento. “Continuamos a cumprir o escopo fundamental da Associação Comercial do Porto, que é ser a voz da região e um interlocutor forte nos diversos fóruns em que intervimos”, acrescentou o Presidente, salientando o exemplo da participação à Comissão Europeia, feita em setembro de 2021, a contestar a eficácia e a proporcionalidade dos apoios públicos à TAP.
Ao nível do património, o Presidente da Associação Comercial do Porto enalteceu a conclusão das obras no edifício da Rua Miguel Bombarda, concluídas com sucesso em junho do ano transato.
A Associação, recordou Nuno Botelho, manteve igualmente uma atividade “muito efetiva” no âmbito da responsabilidade social, prosseguindo grande parte dos apoios e parcerias que tem vindo a desenvolver, com entidades como o Coliseu do Porto, a Associação Bagos d’Ouro, a Irmandade das Almas ou Escola de Comércio do Porto.
Com um “grande esforço de contenção nas despesas” e a recuperação progressiva das atividades turísticas, o resultado líquido do exercício de 2021 foi positivo, no valor de 226 mil euros. “Estamos a navegar em águas tranquilas e com uma situação de tesouraria bastante equilibrada”, reforçou Nuno Botelho.
Além de conhecer as contas e as atividades de 2021, a Assembleia Geral Ordinária da Associação Comercial do Porto elegeu a Comissão para o Parecer das Contas e Atos da Direção. Hugo Durão, Nuno Borges e Ponciano Oliveira foram os elementos eleitos para este órgão.
8 de julho de 2022