Navegação do Evento
Associação Comercial do Porto apoiou restauro da Igreja de Santa Clara
A Igreja de Santa Clara, no Porto, foi esta sexta-feira reaberta ao público, após cinco anos de obras de restauro integral e conservação. A Associação Comercial do Porto, através do seu Presidente, Nuno Botelho, participou na sessão solene de reabertura promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte – entidade que tutelou este projeto de reabilitação – testemunhando a relevância desta reabilitação para conservar o valioso património que o edifício acolhe.
Antigo templo de um convento de freiras clarissas, a Igreja de Santa Clara é um dos exemplares mais fulgurantes do barroco joanino, com o seu recheio de talha dourada e a sua capela-mor abundantemente decorada. O restauro integral do edifício tornou-se emergente, dada o avançado estado de degradação que, sobretudo o seu interior, apresentava, correndo o risco de comprometer a conservação da famosa talha dourada.
Desafiada a colaborar como mecenas desta intervenção, a Associação Comercial do Porto prontamente aceitou integrar o projeto, juntando-se nessa qualidade à Fundação Millennium BCP, à Irmandade dos Clérigos e à Câmara Municipal do Porto.
Na cerimónia que marcou a reabertura da Igreja de Santa Clara estiveram presentes, além dos mecenas, a diretora regional de Cultura do Norte, Laura Castro, e a secretária de Estado do Património Cultural, Ângela Ferreira.
22 de outubro 2021