

Navegação do Evento
Associação Comercial do Porto apoia criação do Círculo de Estudos do Centralismo

Miranda do Douro vai acolher o primeiro observatório português dedicado ao estudo sobre a coesão territorial. Designado por Círculo de Estudos do Centralismo, a iniciativa é promovida por um conjunto de personalidades provenientes da academia, das empresas e da política, contando também com a participação de diversas entidades, nas quais se inclui a Associação Comercial do Porto, enquanto membro fundador.
O Círculo de Estudos do Centralismo vai debruçar-se sobre temas estruturais relativos à organização administrativa do território e à descentralização de competências, mas pretende ser um think tank que reflete de forma geral sobre assuntos relacionados com a problemática do centralismo.
Óscar Afonso, professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e um dos principais dinamizadores do projeto, fez o enquadramento deste projeto ao jornal Público, assumindo que o Círculo “visa congregar pessoas, ideias e estudos que podem ser de vários campos de pensamento”, partindo da sociedade civil para as esferas de decisão política. A instituição, cuja forma jurídica ainda não está concluída, vai também incentivar a produção de conhecimento, atribuindo bolsas e prémios a trabalhos relacionados com a sua área de intervenção.
08 de março 2022