Navegação do Evento
Assembleia Geral fez o balanço de 2023 e apontou para uma instituição “que se renova” nos seus 190 anos
A Associação Comercial do Porto – Câmara de Comércio e Indústria (ACP-CCIP) realizou a sua primeira Assembleia-Geral ordinária deste ano, no passado dia 6 de maio, dedicada à apresentação do Relatório e Contas de 2023.
Com cerca de três dezenas de associados presentes, o presidente da ACP-CCIP enalteceu os resultados positivos obtidos no exercício do ano transato, salientando a capacidade que a instituição teve em “manter os seus projetos e a intervenção pública em diferentes causas relevantes para a economia da região”. O dirigente recordou ainda as principais iniciativas que marcaram o ano de 2023, como a colaboração com o Banco Português de Fomento no seu primeiro roadshow; o Fórum Metalúrgico, em parceria com a FEDEME e a AIMMAP; ou as quatro edições das Conversas na Bolsa realizadas. Ao nível dos serviços, Nuno Botelho sublinhou a criação da plataforma digital para emissão de certificados de origem, que contribuiu para a melhoria de resultados neste serviço prestado às empresas exportadoras. Finalmente, o presidente da ACP-CCIP recordou alguns dos apoios que a instituição prestou durante o ano de 2023, como o contributo para as obras no Coliseu do Porto, e o investimento na renovação da cobertura do Salão Árabe, obra que brevemente estará concluída.
Nuno Botelho aproveitou a oportunidade para recordar a comemoração dos 190 anos da Associação, que se assinalam ao longo de 2024, e outras iniciativas que estão a ser desenvolvidas, como a recuperação do órgão consultivo, agora designado por Senado do Porto. “As coisas estão a acontecer e o dinamismo prossegue. Estes resultados não são de uma instituição antiga, mas sim de uma organização que se renova e que permanece atuante”, reforçou o presidente.
A reunião ficou concluída com a eleição da Comissão de Avaliação de Contas e Atos da Direção da ACP-CCIP, composta por Ponciano Oliveira, Hugo Durão e Nuno Borges.