Navegação do Evento
APAV recebeu o Prémio D. António Francisco na Edição de 2019
O Prémio D. António Francisco, no valor de 75 mil euros, foi entregue à APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima no dia 20 de Dezembro (sexta-feira), pelas 11h30, no Palácio da Bolsa. A cerimónia de entrega contou com intervenções do Júri do Prémio, Nuno Botelho, Presidente da Associação Comercial do Porto, o D. Américo Aguiar, Presidente da Irmandade dos Clérigos assim como António Tavares, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto e do Presidente da instituição premiada, João Lázaro, o qual recebeu o prémio em nome da instituição.
O Júri do Prémio D. António Francisco deliberou a atribuição da segunda edição à APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima no dia em que se assinalou dois anos do falecimento de D. António Francisco dos Santos, 11 de Setembro de 2019. O projeto selecionado representa uma causa que merece sempre a maior atenção e cuidado de toda a sociedade. O trabalho desenvolvido por esta associação cumpre de forma exemplar os objetivos deste prémio.
O Prémio D. António Francisco – uma homenagem ao falecido Bispo do Porto D. António Francisco dos Santos pela relevante obra na cidade do Porto e como referência de amor ao próximo e de solidariedade – é uma iniciativa solidária da Associação Comercial do Porto, da Irmandade dos Clérigos e da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Tem um valor de 75 mil euros e destina-se a apoiar cidadãos que se distingam na promoção e defesa da dignidade da pessoa humana, na defesa e promoção dos direitos humanos, no diálogo inter-religioso e ecuménico e na promoção da paz.
O premiado:
APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima
É uma instituição particular de solidariedade social, pessoa coletiva de utilidade pública, que tem como objetivo estatutário promover e contribuir para a informação, proteção e apoio aos cidadãos vítimas de infrações penais.
É uma organização sem fins lucrativos e de voluntariado que apoia, de forma individualizada, qualificada e humanizada, vítimas de crimes, através da prestação de serviços gratuitos e confidenciais.
Fundada a 25 de Junho de 1990, é uma instituição de âmbito nacional, localizando-se a sua sede em Lisboa.