Navegação do Evento
Amazon Web Services discutiu cultura de inovação e transição digital na Associação Comercial
Com o apoio da Associação Comercial do Porto (ACP) – Câmara de Comércio e Indústria, o roadshow da Amazon Web Services (AWS) passou esta manhã [15 de fevereiro], pela primeira vez na cidade do Porto, numa sessão que permitiu apresentar as soluções e vantagens que a plataforma de cloud computing da Amazon tem para oferecer às empresas.
Na nota de abertura, Nuno Botelho recordou o “passado marcante” que a Associação Comercial tem em matéria de promoção tecnológica, mas apontou para os desafios que os empresários enfrentam no presente e futuro, designadamente pela “necessidade de acelerar fortemente a transformação digital”. Sublinhando a maturidade que as empresas portuguesas já apresentam neste domínio, o Presidente da ACP advertiu, todavia, para as dificuldades que subsistem na capacitação dos recursos humanos, uma área onde reconheceu que o país está “muito longe do patamar exigível”. “Creio que esse é o contributo fundamental que este tipo de encontros pode dar à chamada economia real”, acrescentou Nuno Botelho.
O programa deste primeiro roadshow da AWS no Porto incluiu uma apresentação de Joaquim Carvalho sobre a “cultura de inovação empresarial” existente na tecnológica americana. O orador recordou os quatro pilares em que esta visão assenta e a “obsessão pelo cliente”, que leva os quadros da empresa a desenharem soluções para acrescentar continuamente valor ao mercado.
Paulo Vilela, responsável pela arquitetura de soluções da AWS; Carla Espinhal, gestora de public policy para o nosso país e Rita Palmeira, da área de marketplace da Amazon, foram os outros oradores individuais de um evento que incluiu uma mesa-redonda sobre “agilidade e inovação em segurança”, em que participaram convidados da Efacec, UPTEC e ANJE.
Na sessão de encerramento, Ricardo Valente, vereador da Câmara Municipal do porto, enalteceu o ecossistema de inovação e desenvolvimento que a cidade hoje oferece às mais de 830 start-ups instaladas e apontou para a necessidade de ser criado “um plano e uma proposta de valor” no nosso país para este setor, uma vez que, como frisou, “o entusiasmo não chega”.
15 de fevereiro 2023